quinta-feira, 23 de julho de 2009

NA MAÇONARIA EXISTEM SEGREDOS. PORÉM, A ÚNICA COISA QUE NÃO GUARDAMOS É A INDIGNAÇÃO.

O Brasil é um país de inúmeras riquezas, sendo que algumas delas não fazem parte da mensuração do PIB: paciência e indignação.
Diariamente somos bombardeados por notícias que mostram que vivemos um colapso ético, infelizmente e, principalmente, em instituições que deveriam ser exemplos. As hordas corruptas em todos os setores de atividade infestam nosso dia a dia, porém na administração pública vive-se uma situação de caos moral.
É de Voltaire uma definição marcante: “Ética é aquilo que nós queremos que os outros não façam”.
Hoje a corrupção e a falta de ética são praticamente generalizadas no planeta, sendo um dos entraves à competitividade e ao desenvolvimento de bilhões de pessoas.
Como podem os cidadãos livres e de bons costumes vencer essa guerra sem precedentes de armas sempre nebulosas?
Através da mobilização pacífica e inteligente de pessoas comuns. Através de manifestos da sociedade civil organizada. Através de mensagens de e-mail para o seu governante, parlamentar ou para qualquer membro da administração pública.
Aristóteles dizia que a liberdade e a ética são fundamentais para a vida plena na cidade e para a felicidade do homem. Que só existe política com ética e que quando há uma ruptura entre as duas surgem as trocas de favores, portanto, a corrupção.
E você? O quanto a corrupção lhe deixa indignado? Nas comemorações dos 178 anos do fundador da primeira Loja Maçônica e da Imprensa em Santa Catarina, Jerônimo Coelho, nós, maçons, deixamos clara a nossa indignação e, certamente, a dele também: nosso copo transbordou.

17 comentários:

  1. “NEM APLAUSOS NEM VAIAS... UM SILÊNCIO DE MORTE”


    O verso que dá título à este desabafo foi entoado nos idos de 1973, pela inesquecível “Pimentinha” Elis Regina. Naquela época o País submergia aos ditames do General Médici, cujo o MDB de Ulysses, Teotônio e tantos outros combatiam, sendo o Partido oficial (Arena) sustentado por Sarney, Delfim e, obviamente vários outros.
    O tempo passou, urdimos arrancar do Poder Central os representantes da opressão e (pensamos) colocamos a Nação nos trilhos da Democracia Universal e do Estado Democrático de Direito.
    Com o tempo àquele MDB do Ulysses e tantos outros se transformou no PMDB do Sarney, do Quércia, do Renan...
    A feliz disputa por espaços políticos fez nascer dois grandes projetos de nação, semelhantes em si, mas divergentes na ocupação de espaços públicos, o projeto do PT e o projeto do PSDB. Infelizmente a disputa desenfreada entre essas duas legendas pelo “mais do mesmo”, as fizeram refém das antigas e nefastas forças fisiológicas da Pátria, aí o papel central do PMDB e outros penduricalhos.
    Não bastassem pilhar o País de todas as formas imagináveis, os líderes do fisiologismo atentam frontalmente contra os pilares fundamentais do Estado Brasileiro erigido em torno da “Constituição Cidadã”.
    Se não tivessem pilhado não “teriam pedido pra sair” ao melhor exemplo do “Capitão Nascimento”, assim foi com Jáder, com Renan e agora, nos parece, será com Sarney. O “diacho” é que essas figuras sempre retornam fortalecidas do purgatório, aproveitando-se da disputa legítima dos verdadeiros projetos de Brasil, digamos que esses “escrotos” se parecem com o “exterminador do futuro”, não só na assepsia da expressão (pois, de fato, assolam o futuro da Nação), mas também para com a analogia daqueles que mesmo após defenestrados da vida retornam à carga ainda mais potentes.
    Nós, homes livres e de bons costumes, não podemos e nem temos o direito de assistir a tudo com os braços cruzados em “um silêncio de morte”. Não é mais a nefasta ação dos corruptos que devemos combater, agora a luta vai mais além, pois a Camarilha instalada também vem atentando contra a essência do Estado Democrático de Direito, uma vez que a edição de atos secretos afronta o princípio basilar da Administração Pública – o da publicidade.
    Mais do que isso, não há apenas atos secretos, mas também contas secretas, isso mesmo nosso dinheiro está sendo gasto sem nenhum controle ou auditoria, longe dos olhos da população e dos sistemas oficiais de controle. Para tentar dar um ar de legalidade às malversações secretas se fez uma comissão composta, veja você, por um servidor que já passou para o Oriente Eterno!
    Ou seja, não se contentaram em aumentar salários, nomear parentes, emitir concessões, etc. de forma secreta, foram além, resolveram lidar com o dinheiro público também de forma secreta.
    Como diria outro mestre da MPB, “não dá mais pra segurar, explode coração”. Assim meus amigos, vamos explodir nossos corações, varrendo a Nação e livrando-a dos malandros de plantão. Como diria um publicitário amigo meu, parafraseando um mártir norte americano – “votem como se o mundo dependesse de vocês”.

    GABRIEL MOURÃO KAZAPI
    OAB/SC 23023

    ResponderExcluir
  2. Acho que o nosso Primeiro Mandadário está cometendo um gravíssimo erro político apoiando o "herculoíde" Sarney.
    Talvez esse primeiro grande erro político seja
    um vírus poderoso demais,que possa causar danos
    significativos em 2010.
    Isso só depende da gente.

    Kiko Silva
    Publicitário

    ResponderExcluir
  3. Realmente esta na hora de se dar um basta e isto tudo, o primeiro mandatário esta perdido, alias continua perdido, sem qualquer sintoma ético, e apoio a um cidadão sem escrúpulo, o que ja nos idos final da década de 80 havia dado os primeiros indícios de simpatia a atos corruptos. O povo brasileiro tem a memória curta. Ficamos atentos a 2010, mas nem por isto vamos nos calar.

    Mauro de Oliveira
    Administrador

    28 de julho de 2009.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Kiko Silva,
    Você afirma que "nosso Primeiro Mandatário está cometendo um erro gravíssimo", em seguida afirma "...esse primeiro grande erro...". Desculpe-me discordar, mas não é "um", mas uma infinidade! Portanto não pode ser o primeiro. Vejamos: Nosso presidente, desde jovem, está entre aqueles que dão valor ao "esperto" e ao "malandro", nunca trabalhou, nunca estudou... e viveu rica e pomposamente às custas de 200 milhões de brasileiros. Nosso presidente pertence a gangue daqueles que se alimentam nas tetas do poder público, dos que enriquecem com negócios sujos do Estado, dos que compram votos com R$50,00 de bolsa família, dos que fecham os olhos aos ladrões da pátria e, não somente isso, os protege na imprensa falada, escrita e televisada! Meu caro Kiko, está na hora do brasileiro abrir seus olhos para os caminhos da ética e da responsabilidade e deixar de se acomodar na "enganação" de elementos nocivos à espécie humana! Cuidado, meu caro Kiko, não se deixe contaminar...

    ResponderExcluir
  5. Bem a história, mostra dois MDBS já sabemos bem disso,já não é novidade que nossa pátria e usurpada por essês sangue sugas. Se o copo dos maçons transbordou, eu digo que transbordou o balde de todos aqueles que primam pelo equilíbrio social a veras, que lutam por uma sociedade civil organizada,que querem que ela seja, sustentada pelos ditames racionais morais e éticos,e pelos padrões éticos filosóficos.E estes que decidem agir dentro desta caixa, sobre este prisma,tomam suas decisões, dentro de um conjunto de boas idéias, de um padrão ético humano, que é legitimamente construído, assim as leis, e as normas a serem seguidas, se tornam justas, e é o caminho mais seguro a se seguir, logo, fazemos nossa parte e deliberamos, escolhendo sempre agir, de maneira reta, para garantir a vida em sociedade.
    O problema mora exatamente aí, os bacanas donos da lógica bicameral,estão se lixando para as normas e as leis, este ratos, é de fato, uma corja de pessoas que são indignas de serem chamados de humanos, e são tão mesquinhos, com a sociedade,que se entregam apenas as suas paixões, eles não podem, ser chamados, de homens, e de livres, pois colocam suas paixões sempre á mercê de suas decisões, não vivem para a sociedade, este é o mal, que os cerca, por isso sua vida pública, é escondida em atos secretos, e todos sofremos as consequências, pois ora, são eles que governam, e enquanto isso não mudar, enquanto esta cultura não abrir suas portas ao verdadeiro caminho da sabedoria, enquanto eles estiverem vivendo nas sombras, nós que enchergamos com a luz da razão sofreremos, sempre, mudar é preciso, a Polis, precisa ser salva, começamdo pela educação política deste país, chutando o "jeitinho" de vez, dizendo a todos que o copo transbordou, saudações.
    Andrei Linhares.

    ResponderExcluir
  6. Quero fazer apenas um rápido comentário sobre a manifestação de Gabriel Kazapi, só para lembrá-lo de que o "grande projeto de nação do PT" é este que estamos vivendo, eivado de corrupção, baixaria, pouco caso com as pessoas sérias que ainda sustentam a sofrida nação brasileira, comandados por um patife que já vive há muitos anos do dinheiro arrecadado pelos sindicatos junto aos inocentes "trabalhadores", enfim, é um projeto que ainda vamos ter de engolir por muitos anos, pois nós todos sabemos que os reflexos de um período tão longo de governo seguirão acontecendo ao longo de outros tantos anos. É lamentável, meu caro Kazapi, mas estamos vivendo o "grande projeto de nação do PT" onde vigora a bandidagem sob o comando de um analfabeto estúpido deslumbrado por ter conseguido chegar ao poder.
    Mauro Cesar da Silva Goulart
    Engenheiro Eletrcista (aposentado)

    ResponderExcluir
  7. Meus IIr.'.

    Manifestos, cartas, blogs, etc... são validos sim, claro.
    acendem a luz dos problemas dexiando no foco nossa crise que podemos dizer ser que acima de tudo é uma crise cultural de cidadania.

    No entando, de nada adianta nossos textos, artigos, manisfestos, se depois deles não existir AÇÕES.

    Então podemos lançar uma pergunta; Como e Onde AGIR.

    Meus queridos IIr.'., o mesmo cidadão que critica e se indiguina com politicos descarandos em materia de corrupção, é o cidadão que fura o sinal, que aceita proprima em seu emprego, que trai sua familia, etc, etc, etc...

    Estamos em um momento de CRISE MORAL CULTURAL, e isto explica o conformismo brasileiro; afinal, a maioria de nosso povo, no fundo sabe que se tivesse lá em Brasilia, faria a mesma coisa.

    Então se quisermos mudar esta situação só existe um caminho. Trabalharmos pela EDUCAÇÃO.

    Por estes dias recebi uma frase por email que resume muito bem isto, ela dizia:
    "Ao inves de nos perguntarmos que país queremos deixar ao nossos filhos, deveriamos nos perguntar; Que filhos queremos deixar para este país".

    AÇÃO, precisamos de AÇÃO NA EDUCAÇÃO, acima de tudo.


    Arq. Raphael Cavalcanti da Silva

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Penso que este espaço é valoroso. Foi feito por idealismo, julgando que, objetivamente, pudesse ajudar a combater este cancro social que é a corrupção. Seguramente, não foi feito para achar culpados, pois, culpados somos todos. Tanto o político, seja qual seja o cargo que exerça, como o cidadão que em um restaurante 'auto-serviço' com uma fila enorme, 'reserva' mesa com sua chave de carro ou com seu celular; já fiz várias fotos espelhando este comportamento; já as utilizei, inclusive, em palestras sobre o tema. Poderíamos escrever um compêndio sobre isto, mas, quero mesmo abordar dois aspectos:
    a) tornemos este espaço um local para apresentarmos idéias, identificarmos e valorarmos ações que estejam sendo feitas neste caminho, apresentar sugestões factíveis, objetivas; retórica trelente de nada adianta;
    b) por entender que minhas ideias estão absoluta e claramente desenhadas no texto da jornalista Delis Ortiz, o transcrevo conforme recebi. Em razão de seu tamanho, foi dividido em duas partes. O texto é autoexplicativo!
    Walter R. Teixeira - Presidente da AMASANTA - Associação dos Amigos de Santa Catarina.

    "A Cara do Brasil - Delis Ortiz (Rede Globo) – PARTE I
    Outro dia, ao chegar ao Rio de Janeiro, tomei um taxi. O motorista, jeito carioca, extrovertido, foi logo puxando papo, de olhono retrovisor.
    - A senhora é de Brasília, não é? - Sim - respondi.
    - É, eu a reconheci. E como é que a senhora aguenta conviver com aqueles ladrões lá do Planalto Central? Não deve ser moleza.
    O sujeito disparou a falar de políticos, do tanto que eles são asquerosos, corruptos... Desfiou um rosário de adjetivos comuns à politicagem nacional. Brasília é o palco mais visível dessas mazelas e nem poderia deixar de ser. Afinal, o país inteiro olha para lá. O taxista era só mais um crítico, aparentemente atento. Ele sabia dar nomes aos bois que pastavam tranquilamente no orçamento da união, que se espreguiçavam impunimente sob a sombra da imunidade parlamentar ou de leis feitas em benefício próprio. E que, de tempos em tempos, se refrescavam nas águas eleitoreiras. O carro seguia em alta velocidade; a distância parecia esticada. Vi uma bandeira três disparada. Lá pelas tantas, quando já estávamos dentro de um segundo túnel escuro, o condutor falante sugeriu um "dia sem corrupção".
    - Já pensou - disse ele - se uma vez por ano esses homens não roubassem?
    - Interessante - a exclamação me escapou aos lábios.
    - Sim - continou entusiasmado -, seria uma economia e tanto.
    Nessa hora me dei conta de que estávamos percorrendo o caminho mais longo para o meu destino. Chegava a ser irracional, a quantia de voltas para acertar o rumo. Deixei.
    - Os economistas comentam - tagalerava ele - que somos um país rico. Não deveria existir déficit da previdência, os impostos nem precisariam ser tão altos, o serviço público poderia ser de primeira. O problema é que quanto mais se arrecada, mais escorre pelo ralo, tamanha a roubalheira.
    Tão observador, será que ainda se lembrava em quem tinha votado para deputado ou senador na última eleição? Fiz a pergunta e, depois de algum silêncio, a resposta foi não. Pena.
    Caímos num engarrafamento, cenário perfeito para aquele juiz de plantão tecer mais comentários sobre o malfeito.
    Continua...

    ResponderExcluir
  10. "A Cara do Brasil - Delis Ortiz (Rede Globo) – PARTE II
    Continuação...

    Caímos num engarrafamento, cenário perfeito para aquele juiz de plantão tecer mais comentários sobre o malfeito.
    - Veja como são as coisas, os riquinhos ociosos da Zona Sul, que deveriam pensar em quem tem pressa, acham que são donos do pedaço e vão embicando seus carros, furando fila, costurando de uma faixa a outra, querendo levar vantagem. A gente, que é motorista de táxi, tem que ficar atento, porque os guardas estão de olho, qualquer coisinha eles multam. Mas eles fazem vista grossa para as vans que transportam pessoas ilegalmente. Elas param onde querem, estão tomando os nossos passageiros. Como não tem ônibus para todo mundo e táxi fica caro, muita gente prefere ir de van.
    Por falar em "caro", a interminável corrida já estava me saido um absurdo... Resolvi pontuar algumas coisas.
    - Por que o senhor escolheu o caminho mais longo? Ele tentou justificar:
    - É que eu estava fugindo do congestionamento.
    - Mas acabamos caindo no pior deles - retruquei. E por que o senhor está usando bandeira três se não tenho bagagem no porta-malas nem é feriado hoje? - continuei questionando.
    Ele disse que estava na três para compensar a provável falta de passageiro na volta. Claro que não, eu sabia. Finalmente, consegui chegar ao endereço pretendido. Fiz mais um teste com o "probo" cidadão: paguei com uma nota mais alta e pedi nota fiscal. Ele me devolveu o troco a menos e disse que o seu talão de notas havia acabado.
    - Veja como são as coisas, seu moço - emendei. O senhor veio de lá aqui destilando a ira de um trabalhador honesto. No entanto, se aproveitou do fato de eu não saber andar na cidade, empurrou uma bandeirada, andou acima da velocidade permitida, furou sinal, deu voltas, fingiu que me deu o troco certo e diz que não tem nota fiscal!
    O brasileiro esperto quis interromper, mas era a minha vez de falar.
    - O senhor acha mesmo que os ladrões são aqueles que estão em Brasília? Que diferença há entre o senhor e eles?
    Eu sabia que estava correndo o risco de uma reação violenta, mas não me contive. Os "homens" do Planalto Central são o extrato fiel da nossa sociedade. Quantos taxistas desse porte vemos dirigindo instituições? Bons de discurso... Na prática...
    Desembarquei com a lição latejando em mim. Quantas vezes, como fez esse taxista, usamos espelhos apenas como retrovisor para reter histórias alheias?
    Nossas caras, tão deformadas, tão retocadas, tão disfarçadas, onde estão? Onde as escondemos que não aparecem no espelho?
    Sem a verdade que liberta, jamais estaremos livres de nós mesmos. Ainda sonho com um Brasil de cara nova... A começar por minha própria cara.
    Delis Ortiz é jornalista, repórter especial da TV Globo, em Brasília.".

    ResponderExcluir
  11. Caríssimos Irmãos.

    Onde chegamos !!!

    Não sou um "expert" em política; ao contrário, procuro levar a vida e seus desafios de forma bastante simplista.
    Mesmo que não exista verdade absoluta, um mais um ainda é dois.
    Creio que o alimento da corrupção que assola nosso País é estrutural.
    Exemplificando: Se um candidato gasta R$ 1.000.000,00 na sua capanha para vereador e durante seu mandato não receberá mais de 50% entre salário e benefícios, de onde sairá os outros 50%?
    Se projetarmos esta realidade na área pública, para cima (deputados, secretários de estado, deputados federais, senadores, ministros,....) ou para baixo (diretores, assessores, etc....), veremos que muito antes de serem diplomados, empossados e ou nomeados, já venderam suas almas, sabe-se lá para quem...
    Sem querer fomentar qualquer tipo de levante contra as instituições democráticas da Pátria, não vejo solução senão o rampimento com este sistema podre que vem se alimentando do suor daqueles que efetivamente trabalham honestamente.
    Quem sabe a troca de 100% do legislativo, a nível nacional, nas próximas eleições?
    Proponho o seguinte desafio:
    Nas prósimas eleições, como homens livres e de bons custumes, vamos escolher bons candidatos sem considerarmos nossos interesses pessoais (promoção, transferência do filho, emprego para o genro, aposentadoria da esposa, ...)?
    Plagiando nosso Ir. Raphael: "No entando, de nada adianta nossos textos, artigos, manisfestos, se depois deles não existir AÇÕES."

    Carlão.

    ResponderExcluir
  12. AGORA TEMOS A OPORTUNIDADE DE FAZER A DIFERENÇA ENTRE INDIGNAÇÃO E PARTICIPAÇÃO!

    O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE - www.mcce.org.br), desde o ano passado, vem coletando assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular denominado "Ficha Limpa". Por este projeto serão excluidos do pleito os parlamentares que tenham renunciado para evitar punições ou aqueles candidatos incriminados na compra de votos, uso da máquina eleitoral ou abuso do poder econômico.
    O projeto já foi entregue no ano passado ao Presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Dr. Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto. Mas são necessárias 1.300.000 assinaturas para dar entrada no projeto no Congresso Nacional. Será o quarto projeto deste tipo na história da República. AINDA FALTAM 300.000 ASSINATURAS!
    A AMASANTA, Associação dos Amigos de Santa Catarina, tem apoiado este projeto no que lhe é possível. Com as manifestações aqui postadas, entendemos que aumentam as chances de conseguirmos ampliar a participação.
    Maiores informações podem ser facilmente encontradas nos sites:
    http://www.mcce.org.br;
    http://www.lei9840.org.br/formulario.pdf
    http:/qwww.opovo.com.br/opovo/politica/896277.html
    NÃO ADIANTA RECLAMARMOS!
    NÃO ADIANTA VOCIFERARMOS CONTRA INSTITUIÇÕES OU PESSOAS!
    TEMOS QUE PARTICIPAR!
    TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE!
    AMASANTA - Associação dos Amigos de Santa catarina

    ResponderExcluir
  13. Meus Irmãos e seguidores desse blog. Peço sua audiência nos seguintes programas de TV no próxima quinta feira, 20 de junho,Dia do Maçom.

    6h30 - Bom Dia Santa Catarina ( estadual)

    22h - Conversas Cruzadas - TV COM

    Entrevista em 200 rádios do interior através da RNA - Rede de Notícias ACAERT.

    ResponderExcluir
  14. Olá !
    Dia 9 de dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção.
    Por favor, mandem colaborações para o nosso blog.
    Só para lembrar ... o escândalo Sarney ficou por isso mesmo !!!

    Kiko Silva

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS! HOJE É DIA DO PROFESSOR !

    ResponderExcluir
  16. Kiko Silva
    E então ? Depois de período de festas, eu voltei cada vez mais crítico e ácido.
    E o Irmão Arruda ?
    Saída honrosa não!
    RUA !

    ResponderExcluir
  17. Kiko Silva

    Estão desmontando a árvore de Natal da Beira Mar. Coitada dela! Tinha a feliz função de ser e fazer só alegrias ... causou só confusão. Ela não ... alguns que tiraram Floripa do mapa da Globo das grandes festas de final de ano.
    Que pena !

    ResponderExcluir